segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Exemplo dos Bereanos!

“E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. (At 17: 10-11)


No sopé dos Montes Olímpios, na atual República da Macedônia, parte integrante da Iugoslávia até bem pouco tempo, existe uma pequena cidade chamada Verria. Na Bíblia há uma única referência a essa cidade, porém com outro nome: é a antiga Beréia, distante 80 quilômetros a sudoeste de Tessalônica.

Na metade do primeiro século, em sua segunda viagem missionária, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas, anunciaram o evangelho com muito êxito tanto na cidade de Tessalônica, como em Beréia.

De acordo com o texto de Atos, Lucas, o primeiro historiador da expansão do cristianismo, fez questão de registrar que os bereianos eram “mais nobres” que os tessalonicenses. Esta observação se deu porque aqueles “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim...” (At 17.11). A resposta que estes novos convertidos davam à pregação missionária não era meramente emocional. Passava tanto pelo coração como pelo intelecto.

Analisando as palavras gregas traduzidas como “avidez” e “examinando” temos que, avidez do grego "protmias" significa literalmente “de bom grado”, ou seja, houve uma boa disposição por parte deste povo em ouvir o que era pregado por Paulo e Silas, que naquela ocasião eram homens desconhecidos para aqueles ouvintes. Quanto à palavra “examinando” do grego “anakrinondes" trata-se de fazer uma pesquisa cuidadosa, como num julgamento legal. Também pode ser traduzido noutros textos como: perguntar, julgar, exigir prestação de contas, investigar, conduzir uma investigação (Lc 23:14).

Para os bereianos, que não conheciam nem Paulo nem Silas e ainda estavam ouvindo algo novo (o Evangelho – a mensagem sobre Jesus e sua ressurreição), essa atitude de ouvir cuidadosamente e avaliar tudo segundo as Escrituras era algo que demonstrava bom senso e maturidade.

Uma citação do livro de J. Stott [1] do Dr. John Mackay, antigo presidente do seminário de Princeton, dispõem que “A entrega sem reflexão é fanatismo em ação (...)”. Ela ensina sobre o engano de acatar no coração uma crença sem nenhuma reflexão. É dito que tal atitude é fanatismo em ação. Os bereianos não cometeram esse erro!

Em nenhum outro tempo, os meios de comunicação foram tão variados e disponíveis como hoje, e, nunca houve tamanha liberdade em falar e escrever o que se quer. Por meio de recursos como televisão, rádio, internet, etc., o crente recebe por dia um sem número de “informações teológicas” e a maior parte deles as absorve sem qualquer tipo de análise prévia. A ausência deste exame criterioso tem gerado um crescimento assustador de igrejas doentes além de uma enxurrada de denominações cristãs duvidosas.

Passados 20 séculos de história, os crentes de Beréia são o nosso principal exemplo na busca de uma fé sólida e o mais próxima possível da Revelação através do exame ávido do que se escuta tendo como ponto de partida a Bíblia.


Equipe Fé em Foco

[1] Crer é também pensar, J.Stott, pág.
7




Nenhum comentário:

Postar um comentário